quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Não caia em armadilhas enviadas por e-mail

Este post visa esclarecer e alertar você sobre e-mails fraudulentos que chegam na sua caixa de entrada.

Esses e-mails são disfarçados, enviados em nome de alguma empresa conhecida e respeitada para que não levante dúvidas por parte de quem os recebe.

Esses e-mails chegam com um link, geralmente pedindo para que você clique neles. Para saber se o link é legítimo ou fraude, passe com o mouse em cima do link, na barra de baixo do navegador ou software cliente de e-mail vai aparecer o endereço para onde aquele link aponta.
Atente para o endereço que aparecer depois de "http://" ou "www.". Se o nome que estiver depois for duvidoso, não clique.

Também atente-se para o final do link. Se o link terminar em ".exe", ".scr". ".vbs" ou ".php" a chance de ser um endereço que aponta para uma página duvidosa é muito grande.

Há muitos e-mails dizendo que seu cpf foi bloqueado, seu título de eleitor está ilegal, "concorra a muitos prêmios", e até "você ganhou muitos prêmios!" ... Hoje em dia ninguém ganha prêmios assim "de graça", sem fazer nada, apenas por clicar em um link...

Detalhe: os bancos (Bradesco, Banespa, etc) NÃO MANDAM E-MAILS PARA SEUS CLIENTES! Eles mesmo dizem isso.

Apenas preste atenção e veja a lógica: você vai numa loja e compra um celular da Tim por exemplo. Uma semana depois recebe um e-mail dizendo que seu celular da Tim precisa ser reconfigurado e por isso precisa de alguns dados seus para fazer a configuração. Mas pense: na hora de comprar o celular você precisou fornecer seu e-mail? Não? Então como descobriram seu e-mail? Ou seja, foi coinscidência! Acontece muito isso!

Mais uma coisa: quando entrar em algum site de banco, CUIDADO! Observe dois detalhes: na barra de endereço deve aparecer "https://..............". Esse "s" depois do "http" indica que o site é seguro, você pode reparar que a maioria dos sites não têm esse "s". E repare na barra de baixo do navegador se há um cadeado fechado. É mais uma indicação de segurança. Se você entrar em algum site de banco ou de e-mail e não tiver esses dois detalhes, NÃO FORNEÇA informação alguma, como nome de usuário, conta, senha, etc.

@rotognin

Nenhum comentário:

Postar um comentário